O Jogo da Serpente é um material que tem como objetivo embasar o conhecimento adquirido do significado de uma dezena. Nesta atividade a criança descobre todas as possíveis maneiras de se construir uma dezena com os números de 1 a 9.

É constituído de 3 caixas e cada uma contém:

  • Dois conjuntos das unidades de 1 a 9;
  • Dez barras de dezenas douradas;
  • Unidades de 1 a 5 na cor preta e do 6 ao 9 que ficam brancas a partir da sexta conta de unidade.

Na primeira apresentação, a criança inicialmente constrói dois triângulos com as unidades. Isto é feito para que a troca seja exata, sem ter que recorrer às unidade pretas e brancas. Depois constrói uma serpente usando a primeira unidade de um dos triângulos e a última do outro. Ex.: 1+9; 2+8; 3+7 e assim por diante. Para finalizar, conta cada unidade até chegar no dez e troca as contas coloridas por uma barra da de dezena dourada até que a serpente deixe de ser colorida e fique inteira dourada.

Quando a criança já estiver com este processo internalizado, é apresentada à caixa que contém as unidades pretas e brancas que servem como apoio para segurar a contagem após a troca para a dezena colorida. Nesta fase a criança constrói a serpente com as contas que desejar e por isso pode precisar da unidade preta e branca. Ex.: 3+9=12 – ela troca pela dezena dourada e as duas unidades que sobraram na contagem da serpente colorida coloca a conta que representa o 2 preta. Na próxima contagem inicia da conta preta e continua com as coloridas trocando toda a serpente até que fique dourada por inteira.

O Ian está organizando seu espaço e contando com muita concentração a sua serpente para efetuar as trocas necessárias.