A atividade dos Cilindros Coloridos é da área de Sensorial da sala Montessori.

São quatro caixas de madeira com a tampa colorida de acordo com os 10 cilindros que estão dentro delas. A medida dos cilindros são exatamente as mesmas medidas dos Encaixes Sólidos, que é um trabalho que precisa ser realizado antes dos Cilindros Coloridos.

A primeira caixa possui cilindros amarelos que diminuem proporcionalmente em diâmetro e altura e, assim como a Torre Cor de Rosa, introduzem a nomenclatura de grande e pequeno.

A segunda caixa tem 10 cilindros vermelhos que diminuem somente em diâmetro, como a Escada Marrom e o vocabulário trabalhado é grosso e fino.

A terceira caixa possui os cilindros azuis que diminuem em altura e mantém o diâmetro, passando o mesmo conceito das Barras Vermelhas que é de longo e curto.

O último conjunto de cilindros são os verdes, que diminuem em altura enquanto aumentam em diâmetro.

Estas caixas são inicialmente apresentadas individualmente e tem como ponto de interesse colocar os cilindros em sequência e como uma atividade avançada, construir torres.

Tem como controle de erro a falta de harmonia na sequência. O objetivo Direto é a discriminação visual de gradação de tamanho, diâmetro e altura, além do desenvolvimento da coordenação motora fina.