A área de Ciências da sala Montessori começa com uma caminhada na natureza em busca de folhas, flores, sementes, galhos, etc. que são coletados por um grupo de crianças e trazidos para a sala de aula para serem classificados de acordo com sua categoria numa tabela onde elas colocam o que encontraram.

Num outro momento, buscam na própria sala de aula objetos não vivos e seres vivos para que estes também sejam classificados.

Em seguida, são apresentados à atividade de Classificação de Vivo e Não Vivo, que é uma bandeja contendo duas vasilhas que possuem objetos a serem classificados. Seguem para a atividade que possui imagens de objetos sem vida e de seres vivos e dividem de acordo com sua classificação.

Quando já conseguem realizar estas atividades passam a explorar o ambiente novamente à procura de animais e vegetais, que depois serão representados por objetos e imagens. Por último buscam no ambiente animais, vegetais e minerais até trabalharem na atividade onde classificam as imagens que os representam.

Este processo retrata a evolução da área de linguagem que se repete nas áreas de Ciências, Geografia e História: começa no real, seguindo para um objeto que o representa, depois uma imagem até chegar na escrita.

Nas fotos, o Matheus está classificando as imagens dos Seres Vivos numa coluna separada dos que não tem vida. O Téo está com a atividade que divide objetos que representam os Reinos Animal, Vegetal e Mineral e o Bruno organizou três colunas das imagens dos Animais, Vegetais e Minerais.