“A linguagem é uma das características que diferencia o homem dos animais .
É um Dom natural dado somente a ele, uma expressão de sua inteligência.
De que adiantaria possuir inteligência se o ser humano não fosse capaz de compreender e transmitir seus pensamentos?
Sem linguagem, como poderia associar-se a outros homens, para alcançar um propósito comum, para executar um trabalho ?”

Maria Montessori

A Dra. Maria Montessori, cientificamente elaborou um currículo na área de Linguagem observando o processo natural do desenvolvimento numa criança ao aprender a linguagem oral.

Os materiais da área de Linguagem na sala Montessori começam com a Linguagem Articulada, que é a apresentação do Real e sua nomenclatura. Exemplo: diferentes frutas.

Em seguida, objetos que representam o real são introduzidos com o propósito de ampliar o vocabulário da criança. Pode-se considerar leitura pois a criança é capaz de “ler” o objeto e dizer seu nome. Ao mesmo tempo, a criança realiza atividades de pareamento destes objetos e isso significa que ela já é capaz de agrupar objetos de acordo com suas semelhanças.

Num outro momento, o pareamento acontece do objeto com a figura que o representa e em seguida de uma figura com sua semelhante.

Ao mesmo tempo, a criança realiza atividades com os sons das letras e, quando já estiver pronta, passa a realizar o pareamento da figura com a palavra que a descreve.