A riqueza do Currículo Estruturado de uma sala Montessori impressiona devido ao preparo que cada atividade oferece ao próximo elemento que será apresentado.

O objetivo das Barras Vermelhas e Azuis é a introdução ao sistema decimal e este aprendizado começa muito antes. É uma das primeiras atividades da área de matemática a serem apresentadas para um aluno da sala do Infantile (crianças de 3 a 6 anos).

Antes disso, a criança fez inúmeras vezes as barras vermelhas, da área Sensorial que tem como objetivo ensinar curto e longo. Estas possuem exatamente as mesmas dimensões das barras vermelhas e azuis: 10 barras de 10 cm até 100cm pintadas de vermelho, com a diferença de 10 cm no comprimento. A única diferença é que as barras vermelhas e azuis intercalam com a cor azul a cada 10 cm e possuem numerais em placas de 1 a 10.

A criança que está pronta para ser apresentada aos números, trará para o tapete as duas atividades pareando-as e comparando-as em seu comprimento e esta é a primeira apresentação das Barras Vermelhas e Azuis.

Num outro momento, somente as Barras Vermelhas e Azuis são trabalhadas e o educador apresenta a atividade contando cada barra de acordo com o número que é representado por ela.

Assim que a criança consegue contar as barras associando-as com o número que estas representam, o educador apresenta as placas com estes números representados no bidimensional para unir a barra que representa o número concreto com sua placa, que é a representação do real.

Um terceiro passo é criar padrões com a união das Barras Vermelhas com as Barras Vermelhas e Azuis.