Na sala Materna, os bebês trabalham a coordenação dos movimentos das suas mãos, ao mesmo tempo que, precisam coordenar as imagens que seus olhos recebem ao realizar determinada tarefa para decidir qual será o próximo movimento que fará com suas mãos e, o que é mais difícil ainda, como realizar o movimento desejado.

A dificuldade aumenta ao passo que o bebê consegue realizar uma atividade com grande habilidade. O próximo trabalho que será apresentado é uma sequência do anterior acrescido de um novo desafio.

Esta é uma característica da apresentação de um material Montessori: cada atividade, quando é apresentada, tem como objetivo um único aprendizado a ser introduzido.

É fácil de observar esta sequência nas atividades das argolas e anéis.

Inicia-se com os Anéis em uma base Estável, que é composto por uma base de madeira quadrada ou arredondada com 12 cm de diâmetro e 2 cm de altura que possui uma haste com 12 cm de altura e 2 cm de diâmetro e anéis graduados (4 – 8 – 10 cm) com um buraco de 2,5 cm no centro.

Logo depois tem os Anéis em uma base Móvel que é uma haste montada sobre uma base de fundo arredondando com aproximadamente 14 cm de diâmetro. A base móvel permite maior movimento, o que acrescenta às atividades de agarrar e liberar um maior esforço de coordenação.

Depois de ter habilidade de realizar as tarefas anteriores, o bebê é desafiado nos Discos numa Haste Horizontal. Esta é composta de uma base de madeira retangular com dimensões de 20 x 15 x 1,7 cm e uma haste vertical (10-12 x 2 cm) da qual uma segunda haste (9 x 1 cm) se projeta perpendicularmente, além de uma pequena cesta contendo 3 anéis coloridos com 5 cm de diâmetro e um buraco de 2 cm de diâmetro. Nesta atividade o bebê exercita diferentes movimentos do braço ao deslizar os discos horizontalmente.