Na área de Vida Prática, a partir do momento em que a criança consegue coordenar os movimentos das suas mãos com maior habilidade, passa a realizar atividades que do ponto de vista de um adulto parecem simples.

A ideia é exatamente esta: atividade tão simples que a criança sinta uma atração irresistível pois lembra objetos da sua casa que geralmente só os adultos podem utilizar e que estão na estante da sala Montessori disponíveis para serem realizadas pelas crianças.

Uma destas atividades é de Transpor com Colher. É uma atividade que podemos oferecer em casa aos nossos filhos pois consiste em uma bandeja, duas vasilhas, uma colher e algo para ser transposto.

Tem como objetivo desenvolver a independência, ordem, concentração e coordenação para que a criança se torne cada vez mais apta em os movimentos necessários e assim garantir a sua independência.

O controle de erro é quando o objeto a ser transposto cai fora da tigela.

Inicialmente a atividade é realizada com uma colher grande e objetos grandes, como a que o Gustavo está fazendo, que com o aumento das habilidades diminuem, chegando a virar grãos. Um outro desafio é uma colher num formato diferente, uma colher de sorvete, por exemplo, igual à da Clara. Para ficar ainda mais trabalhoso, pode-se transpor líquidos com uma colher ou concha que exigirá uma movimentação diferente das mãos da criança.

As fotos mostram que apesar de ser um trabalho simples, exige grande habilidade para a faixa etária em questão e diante da dificuldade de conseguir realizar a atividade da maneira proposta, a criança encontra novos métodos para atingir seu objetivo.