A Área Sensorial da sala Montessori foi criada a partir das observações da Dra. Maria Montessori que constatou os Períodos Sensíveis na infância do ser humano. Segundo ela, “um período sensível se refere a uma sensibilidade especial que uma criatura adquire em seu estado infantil, enquanto esta ainda está em processo de evolução. É uma disposição transitória e limitada à aquisição de um traço específico. Uma vez que tal traço ou característica tenha sido adquirida, a sensibilidade especial desaparece.”

Um destes períodos Sensíveis é o dos cinco sentidos. Por isso, ao observar os interesses das crianças criou materiais que pudessem auxiliar a criança nesta fase em que precisa de estímulos para seus sentidos.

Para trabalhar o sentido auditivo, trouxe para a sala Montessori as Caixas de Rumores que é composta por duas caixas, que dentro, possui seis cilindros idênticos em tamanho. Cada caixa tem uma cor diferente na tampa que combina com a tampa dos cilindros no seu interior. Os cilindros, quando chacoalhados, produzem sons graduando de baixa a alta intensidade. Cada cilindro tem um par na outra caixa que produz exatamente o mesmo som – rumor.

Tem como ponto de interesse a variedade dos sons ao chacoalhar os cilindros e seu objetivo é encontrar o par de cada cilindro. Indiretamente prepara a criança para uma discriminação auditiva mais apurada que será necessária para a leitura.

O controle de erro é ter como sobra dois cilindros com sons completamente diferentes.