Numa sala Montessori de 3 a 6 anos, todas as atividades inicialmente são apresentadas em materiais concretos que fazem com que a criança construa manualmente o conceito a ser aprendido.

Isso acontece com a Primeira Tábua de Seguin na área de matemática. Esta atividade consiste em 9 correntes de 10 (9 dezenas), correntes de 1 a 9 (contas coloridas), uma tabua com 9 divisões e o número 10 escrito em cada divisão além de cartões em madeira com números 1 a 9.

Na primeira apresentação desta atividade monta-se um triângulo com as contas coloridas de 1 a 9 e um quadrado com as 9 dezenas. Coloca-se as dezenas no centro do tapete na vertical com o espaçamento de um dedo entre elas. No lado direito da fileira das dezenas (canto do tapete) organiza-se as unidades cada uma paralela a uma das dezenas localizadas no centro. Em seguida junta-se a primeira dezena ao topo do tapete com a unidade e conclui-se que 10 + 1 = 11. Faz-se o mesmo com cada uma das dezenas unindo-as as respectivas unidades ao lado: 10 + 2 = 12 e assim por diante até chegar no 19. Tudo muito concreto e com movimento.

Num outro momento, provavelmente um outro dia, apresenta-se a tábua com as divisórias e acrescenta-se seus respectivos cartões como foi feito com o material concreto.

Quando a criança estiver com os dois conceitos assimilados une-se o material concreto com o material que possui os números escritos (símbolos) e assim a criança assimila o conhecimento dos números de 10 a 19 com eficácia.