O processo de adaptação Escolar começa quando a família decide levar seu filho a escola. Os pais devem visitar várias escolas para verificar qual delas é mais alinhada com os interesses da família. Precisam ter certeza que seu filho está no melhor lugar que poderia e desta forma transmitir confiança durante o processo de adaptação.

Nós, adultos, passamos por várias adaptações durante a nossa vida. Algumas adaptações fomos nós mesmos que escolhemos passar, por exemplo, mudança de hábito alimentar, inclusão de atividade física, criar um hábito de leitura, freqüentar um determinado espaço, mudança de casa, de emprego, etc. Outras adaptações nós não escolhemos pois algumas mudanças podem acontecer inesperadamente, como o falecimento de um membro da família ou amigo, perda de um emprego, uma doença grave, etc. As mudanças acontecem e como somos adultos procuramos a melhor maneira de nos adaptar a elas.

Quando se trata do nosso filho, nós fazemos escolhas por ele e mudamos situações na sua vida que levarão a muitas adaptações. Quando escolhemos uma escola pensamos em adaptação escolar como um processo único, mas envolve adaptação ao espaço físico, adaptação aos adultos que serão responsáveis por ele, adaptação às crianças que passará a ter contato diariamente, adaptação a rotina da Escola, adaptação aos alimentos que serão oferecidos, e muitas outras que devem ser observadas individualmente para garantir a integridade física e emocional dele.

Na Escola Montessori de Campinas o processo começa com a visita da família que, assim que decide por fazer parte da Família Montessori, é convidada para uma conversa com a coordenadora que irá apresentar uma sugestão de processo de adaptação e com a educadora responsável pela turma para conhecer ao máximo o novo integrante da sala. Os pais dos bebês da sala Materna também conversam com a nutricionista da escola para alinhar a melhor forma de realizar a introdução alimentar.

Hoje começamos mais um ano letivo e nossas salas foram pensadas em cada detalhe e preparadas muito carinho pelas educadoras.