Os relacionamentos humanos são baseados na comunicação entre as pessoas. Na Educação Formal, que é a educação que acontece dentro das Escolas, a comunicação não é ensinada e muito menos trabalhada.

Além disso, pouco se fala ou não se fala a respeito dos sentimentos e das emoções que são consequências dos relacionamentos e com certeza “O Pulso da Aprendizagem”.

Na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, às 21hs, teremos a oportunidade de conversar a respeito deste tema na perspectiva da Comunicação Não Violenta.

“Desde que conheci a Comunicação Não-Violenta me magnetizei a esse universo… decidi me aproximar e me misturar a ela, estudei, pratiquei, pratiquei, pratico…
Compartilhei vivenciando, mas queria compartilhar em processos e encontros pedagógicos também. Depois de me permitir, de me autorizar a audácia de ensinar algo tão especial, difícil, sutil, concreto e complexo, então busquei pequenos ensaio com pessoas e grupos próximos, tolerantes e imunes a minha inexperiência para ensinar e sensibilizar. Com mais experiência considerei seguro oferecer encontros pontuais para grupos e instituições com as quais não tinha contato direto.
Quando percebi maior consistência na qualidade do que estava oferecendo então busquei saltos e até voos mais arriscados, me oferecendo para percursos mais longos e profundos, especialmente em escolas.
Em minhas andanças de porta em porta em poucas oportunidades consegui apresentar minha proposta e em nenhuma sua realização foi possível, até que… uma das portas na qual bati foi a da Escola Montessori de Campinas, numa ligação de telefone que expliquei brevemente meu objetivo para a Camila, sócia-proprietária e especialista nesse campo da pedagogia. Ao fim da conversa ela me disse: “Conheço um pouco de Comunicação Não-Violenta e me interesso muito pelo tema, vamos marcar um dia pra conversarmos aqui, pode ser?”. Poucos dias depois estávamos conversando sobre CNV e muitas outras coisas, abrindo não apenas as portas de sua escola como seu coração!

Realizamos um percurso muito rico com base em Comunicação Não-Violenta junto de um grupo de pessoas especiais até hoje na minha vida. Foi um grande aprendizado que me constitui como profissional e pessoa até hoje… só tenho a dizer: Gratidão!”

Fabiano Berlini