Hoje começaremos o projeto “Porque Escolhi Montessori?” convidando algumas famílias a relatarem os motivos que buscaram uma escola que adota esta pedagogia e como está sendo a experiência delas na Escola Montessori de Campinas.

A Giovanna nos conta que escolheu esta escola porque quando o José tinha dois meses foi visitar 4 escolas e pedia para o marido, Renan, prestar atenção na apresentação porque ela iria prestar atenção nas crianças para ver se elas estavam felizes naquele ambiente.

Ao visitar a Montessori gostou muito do ambiente porque viu as crianças brincando de forma independente, cada uma fazendo uma atividade diferente. Tinham crianças puxando água com um rodo e achou muito legal ver as crianças trabalhando na área de Vida Prática. Ficou encantada com o jeito que um dos alunos lhe ofereceu uva:

“- Você aceita?”

Depois desta visita decidiu que o José estudaria lá e com 5 meses ele passou a frequentar a escola e está conosco a quase 5 anos.

Segundo ela, está sendo uma experiência muito importante para sua família pois a Escola Montessori de Campinas é muito acolhedora, ela sente que as pessoas dão muito carinho, atenção e respeito e acredita que é o que seu filho mais precisa neste primeiro setênio, acha até mais importante do que o aprendizado pedagógico, como eles são tratados, como a escola se relaciona com os momentos em que a criança tem crises, ou problemas. “A forma como a escola conversa com a gente é uma experiência muito importante porque é uma troca… a escola é um espaço muito importante para o convívio da criança, os pais e a escola tem que se comunicar, para conseguirem tomar atitudes parecidas. Eu acho que a escolha da escola é importante nesse ponto: a escola tem que combinar com a maneira que a gente faz em casa também. É claro que não vai ser tudo igualzinho, mas no primordial, nas partes mais importantes eu acho muito interessante que a escola e a família falem a mesma língua porque senão vai gerar mais conflito para a criança. Eu já precisei muito conversar com a escola em várias situações que eu já passei com o José e sempre, todas as vezes que isso aconteceu, eu me senti muito acolhida na escola. Então é um espaço onde a criança se sente acolhida e a família se sente acolhida e isso é importante para a gente passar essa segurança, para a criança gostar do ambiente, eu acho que primeiro, os pais precisam estar seguros que aquele ambiente é muito legal para a criança.”

A Giovana relata que a experiência foi uma escolha muito acertada.

Ela diz: “Na parte pedagógica considero uma experiência muito bonita, o respeito que o método tem pela criança poder oferecer aquilo que ela está a fim de desenvolver naquele momento. Tudo é apresentado para a criança mas ela tem a liberdade de ir desenvolvendo as áreas que está querendo aprender naquela fase e isso vai mudando, ela vai crescendo e se interessando por outras coisas, e o que eu acho mais legal, como sou professora também, é que o aprender passa primeiro pelo se encantar, então quando eu me encanto por alguma coisa, aí eu aprendo. É muito mais difícil eu aprender alguma coisa se eu não me encanto por aquilo. Na sala Montessori tudo é muito encantador! Então a criança se encanta por aquilo, e aí dá mais vontade de aprender. Todas as atividades que eles fazem são muito encantadoras. A gente tem vontade de sentar lá e ficar fazendo. Quando tem escola aberta eu tenho vontade de ir em todos os cantinhos, e tentar fazer as atividades também! Então eu acho muito legal que a criança, nesta fase da vida, consiga se encantar pelo aprender, e aí depois, quando ela for para o ensino fundamental já vai ter esse encantamento dentro dela, que aprender é legal e vai passar os anos escolares com muito mais tranquilidade. É um aprender sem forçar a barra, sem ser forçado: tem que ser desta forma! Todos tem que aprender a mesma coisa ao mesmo tempo. Na sala Montessori as crianças aprendem a lidar com a liberdade que elas têm naquele ambiente.”

A Giovana diz que é muito legal ter uma criança Montessori em casa: “elas são muito proativas, são realmente empoderados de fazer muitas coisas que eu jamais faria na idade dele, ou porque os adultos me podavam ou porque eu não me sentia capaz e talvez eu fosse mas a criança era colocada como se ela fosse muito dependente. A criança que frequenta uma escola Montessori cresce já com este sentimento de independência, elas são dependentes da gente em algumas coisas mas para muitas coisas elas são capazes e independentes e eu acho isso muito importante!

Como podemos entrar na escola (antes da Pandemia), presenciamos algumas cenas que acontecem lá dentro. Eu mesma já assisti várias cenas com o José e senti que as professoras tratam ele com muito respeito, abaixam para falar com ele, falam com firmeza mas de forma gentil… mesmo quando estão falando com firmeza, são gentis, e todas as vezes que eu assisti estas cenas eu tive mais certeza que eu escolhi o lugar certo!”