A Linguagem em Montessori começa a partir de materiais concretos e de preferência reais em que a educadora irá intoduzir novas palavras para ampliar o vocabulário da criança. Um segundo passo é fazer o pareamento destes objetos reais com objetos que simulam o real, que são muito parecidos com os reais. Logo depois estes objetos são pareados com as imagens, que podem ser fotografia do real, ou seja, é o pareamento do objeto tridimensional com a figura bidimensional. Na sequência tem o pareamento de figura com figura.

Quando a criança chega neste momento, ela passa a ser introduzida à palavra escrita. Esta introdução é feita com a atividade de Nomenclatura Classificada em que cada objeto possui duas imagens sendo que uma tem anexada a escrita da palavra que a imagem representa e a outra é somente a imagem junto com um cartão separado que tem a escrita da palavra. Inicialmente, para uma criança que ainda está aprendendo a ler, as imagens que possui escrita anexada são colocadas numa coluna e ao lado a criança pareia a imagem e depois a escrita que ela consegue inserir por comparar os cartões da escrita com os que possuem a imagem e a escrita. Quando a criança já está lendo, elas primeiro formam uma coluna com as imagens e embaixo delas colocam os cartões com a escrita das palavras que representam a imagem e utilizam os cartões que possuem a imagem com a escrita anexa como controle de erro.

Ao mesmo tempo em que está utilizando os cartões de Nomenclatura Classificada a criança começa a fazer uso do Alfabeto Móvel para construir palavras mesmo sem ainda ter a coordenação motora refinada para conseguir escrever utilizando o lápis.