A filosofia Montessori acredita que cada indivíduo é único, possui vontades próprias e precisa ser respeitado em suas escolhas e ritmo de trabalho. Para que isso aconteça uma sala Montessori, desde os primeiros anos de vida, proporciona um ambiente em que a criança tem liberdade para fazer suas escolhas e, ao trabalhar com os materiais aperfeiçoando suas habilidades de coordenação, concentração e ordem, conquistam sua independência para realizar as tarefas sozinha. Esta independência leva a criança a ter autonomia para fazer novas escolhas e ganhar cada vez mais condições de aproveitar da sua liberdade, afinal a própria Dra. Montessori já dizia:

“Deixar a criança fazer o que quiser, quando ela ainda não desenvolveu nenhum poder de controle, é trair a ideia de liberdade.”

Na sala Materna as crianças de zero a dezoito meses encontram-se num ambiente com os estímulos adequados e com educadores que são capazes de auxiliar sempre que necessário. Alguns exemplos de como eles conquistam sua autonomia é que eles passam a reconhecer suas necessidades fisiológicas e com isso conseguem supri-las como quando estão com sono vão até o seu colchão, deitam e dormem ou quando estão com sede pedem seu copo com água e bebem sozinhos.