Depois de ter aprendido as cadeias e ser apresentado ao material dourado, a criança está pronta para um novo desafio: aprender a compor os números.

Para realizar este trabalho são necessários 9 unidades, 9 dezenas, 9 centenas e 9 milhares, estes mesmos números representados simbolicamente e bandejas para carregá-los que tenha em seu fundo as cores que representam a posição destes números (verde para unidade e unidade de milhar, azul para dezenas e vermelho para as centenas).

Tem como objetivo trabalhar o conhecimento do sistema decimal.

Na primeira apresentação usa-se somente o material concreto. Em outro momento, faz-se somente o material simbólico. Quando a criança conseguir realizar cada uma das atividades, une-se as duas apresentações.

O material poderá ser disposto em tapetes diferentes (material concreto e material simbólico), ou um ao lado do outro, sendo que as unidades ficarão organizadas à direita do tapete, seguido pelas dezenas, centenas e milhares que ficam à esquerda.

Depois de ter organizado o espaço, deverá trazer em sua bandeja a quantidade que é pedida pela educadora. Ex.: “- Você pode me trazer 3 unidades?; – Você pode me trazer 2 dezenas?; – Você pode me trazer 4 centenas?; – Você pode me trazer 1 cubo de mil?”

A criança trás para o tapete as quantidades requisitadas, iniciando pelas unidades, da direita para a esquerda (como o número será formado na escrita).

Iniciando pelas unidades, o educador coloca a quantidade de unidades na bandeja da criança pedindo a ela que procure um número que corresponda àquela quantidade.

Coloca verticalmente as unidades sobre o tapete e abaixo delas o número correspondente.

O mesmo procedimento será realizado até que o número esteja completo, ou seja, que a criança tenha trazido os números correspondentes às dezenas, às centenas e aos cubos de 1000.

A seguir, começando pelo milhar, o educador pegará a placa representativa do número (1000), e falando seu nome, empilhará as demais placas sobre ela, sucessivamente (centena, dezena, unidade), sempre falando o nome do número correspondente à placa que estiver empilhando até compor o número todo.

Completo o número, enfatiza para a criança o número formado e suas relações com as quantidades trazidas por ela.

Num momento mais avançado, pode-se pedir que a criança busque os números diretamente, sem que tenha que passar pelo material das quantidades. Neste caso, todas as placas (milhar, centena, dezena e unidade) serão trazidas de uma vez, na bandeja. Após, desempilhar as placas de modo a desmembrar o número formado poderá solicitar que a criança vá buscar as quantidades correspondentes a cada placa, realizando assim o procedimento inverso ao anterior. As quantidades, assim como as placas, serão colocadas na bandeja de uma só vez.

Num momento mais à frente ainda, pode-se sugerir que a criança convide um amigo para trabalhar com ela, sendo que uma pegará os números e a outra pegará as quantidades correspondentes e vice-versa.