As letras de lixa são 26 placas lisas, sendo 5 vermelhas e 21 azuis. As placas vermelhas tem as 5 vogais recortadas (vazadas) em lixa coladas no canto direito. As placas azuis são das consoantes.

Tem como objetivo evidenciar o som fonético emitido em cada letra do alfabeto para que a criança possa pesquisar palavras que possuam determinado som e assim preparar a escrita.

O educador apresenta os movimentos necessários para escrever a letra passando os dedos, indicador e médio, unidos como se estivesse escrevendo a letra com estes dedos. Quando finaliza o processo com os dedos emite o som fonético da letra apresentada. Em seguida entrega para a criança realizar o mesmo trabalho. Como o Bruno está fazendo com a letra “a” e o Igor com a letra “i”.

Apresenta-se duas letras ao mesmo tempo realizando a lição de 3 tempos que é utilizada quando um novo vocabulário é introduzido.

As primeiras letras a serem introduzidas para uma criança são as que estão relacionadas à sua vida. Por exemplo, as letras do seu nome, do nome dos seus familiares e amigos. Depois, o educador apresenta as letras que são encontradas com maior frequência no cotidiano e também as vogais.

Quando a criança já é capaz de reconhecer os sons apresentados nas palavras que encontra em diferentes atividades no ambiente, busca objetos que possuem o som emitido por estas letras. Como o Vinicius está fazendo com as frutas.

Um próximo passo é reproduzir a letra de lixa aprendida numa bandeja com areia, como o João Gabriel com a letra “m”. Na bandeja de areia, assim que termina de escrever, a letra pode ser apagada com facilidade somente por mexer a bandeja.

Caso a letra tenha mais de um som, os demais sons serão apresentados da mesma forma que o primeiro.