Na área de Linguagem da Sala Montessori a criança aprende a escrever mesmo antes de ter coordenação motora para utilizar um lápis. A construção de palavras é, inicialmente, feita com letras recortadas exatamente iguais as letras de lixa, sendo as consoantes azuis e as vogais em vermelho, no primeiro Alfabeto Móvel. O segundo Alfabetário é feito de letras menores na cor preta pois, quando passa a utilizar este material  já está escrevendo e reconhece consoantes e vogais. Existe ainda o terceiro Afabetário que é composto por 4 caixas com letras menores que o segundo Alafabetário, sendo que cada caixa possui, além de letras, todos os tipos de acentos e pontos. Estas caixas se diferenciam pelas cores dos seus caracteres: preta, vermelha, azul e verde.

Todas as caixas ficam disponíveis numa das estantes de Linguagem para serem utilizadas de maneiras e propósitos diferentes de acordo com a evolução do desenvolvimento da criança.

Uma das atividades do Primeiro Alfabeto Móvel é a de escolher um objeto disponível na cesta de Linguagem Oral ou até mesmo um objeto da sala de aula e representá-lo com as letras do alfabeto de acordo com os fonemas que são reconhecidos pela criança.

Em seguida, a criança passa a escrever figuras que possuem a escrita para controle de erro, como a que a Helena está realizando. Se a criança já trabalhou na caixa de areia e na lousa a escrita das letras, poderá inclusive desenhar a figura e escrevê-la para fazer um livro do seu trabalho e levar para casa. Como a Anna está fazendo.

O Segundo Alfabetário é mais desafiador pois todas as letras são pretas.

No Terceiro Alfabetário a criança pode escrever palavras, como o Ian na foto. Já a Clarissa está escrevendo frases.

Numa atividade mais avançada, a criança pode unir os alfabetários para fazer divisão silábica.